CAMPOS DE EXPERIÊNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

CONHECENDO A AMAZÔNIA

CICLO: ENSINO INFANTIL
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

[EI03ET03]  

Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação – Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

 

ATIVIDADE

1

⇢ Organize os estudantes em duplas e leve-os para o laboratório de informática. Para essa atividade, auxilie os estudantes a pesquisarem por imagens da vegetação da Amazônia e dos animais aquáticos e terrestres que vivem nela. Cada dupla deve escolher pelo menos um animal ou uma planta característica desse bioma. Para auxiliar na escolha das imagens, o professor tem acesso ao livro sobre a Amazônia, disponibilizado pelo Aquário de São Paulo no link abaixo. Nesse livro, encontram-se informações sobre os animais e plantas que habitam a Amazônia, além de explicações sobre biomas e sua importância. Em seguida, imprima as imagens que os estudantes selecionaram em um tamanho pequeno (de até 4 cm) para que possam ser utilizadas na próxima atividade, e os auxilie a recortar cada uma delas.

BAIXAR PDF AMAZÔNIA

Caso a escola não possua computadores, solicite que os estudantes pesquisem essas imagens em casa e as tragam impressas para a escola. Nesse caso, é importante verificar se, de fato, as imagens trazidas pelos estudantes se relacionam com a Amazônia.

2

Imprima a fotografia que mostra o rio Amazonas e a vegetação dessa região (do tamanho de um A3) e cole-a no mural da sala ou na parede da mesma, em uma altura que os estudantes consigam alcançá-la. Em seguida, solicite que cada dupla cole a imagem escolhida sobre a fotografia do rio Amazonas, no ambiente adequado. Por exemplo: se a dupla escolheu um peixe, ela deve colar a imagem dele no espaço que representa o rio Amazonas. Nesse momento, os estudantes devem explicar porque escolheram esses animais e plantas, e citar algumas características sobre eles.

Após o preenchimento da fotografia com as imagens, sugere-se que o professor questione os estudantes sobre “Por que devemos preservar a Amazônia?”, no intuito de criar uma frase baseada nas respostas dadas por eles, para colocar no mural da Amazônia.

BAIXAR IMAGEM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *