1º ANO FI, ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO), ÁREA DO CONHECIMENTO, DISCIPLINA, FUNDAMENTAL I, LÍNGUA PORTUGUESA, LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

DE ONDE VEM A PALAVRA GURI?

ÁREA DO CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
EIXO TEMÁTICO: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)
CICLO-ANO: 1º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL I

[EF01LP08]  

Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita – Análise linguística/semiótica (alfabetização).

ATIVIDADE

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⇢Junto com os estudantes, leia o texto abaixo:

Guri

Guri é uma palavra que vem do tupi e significa “bagre novo”. Bagres são peixes que vivem em ambiente marinho ou em água doce e guri é o nome que os indígenas deram aos filhotes desses peixes e que, depois, acabaram adotando como apelido dos meninos da comunidade indígena.

Um estado onde esse termo ainda é muito utilizado é o rio grande do sul. Lá também se utiliza a palavra guria para se referir às meninas.

Fonte: marcos bagnoo e orleone lúcia de sabóia carvalho, Pororoca, pipoca e outras palavras do tupi. São paulo: parábola editorial, 2014

Após a leitura do texto, solicite que os estudantes identifiquem as consoantes B e G no texto de modo a citar as palavras que contêm essas letras. Nesse momento, relembre a visita ao Aquário de São Paulo e solicite que os estudantes digam quais animais, dentre aqueles observados no aquário, possuíam em seu nome as consoantes B e G.

Para auxiliá-los, mostre algumas imagens desses animais e solicite que eles digam o nome de cada um.

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