9 ANO FII, CIÊNCIAS, CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS, VIDA E EVOLUÇÃO

DISCUTINDO O AQUECIMENTO GLOBAL

ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: CIÊNCIAS 
EIXO TEMÁTICO: VIDA E EVOLUÇÃO
CICLO: ENSINO FUNDAMENTAL II
ANO: 9º ANO

[EF09CI13]  

Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas Vida e evolução.

 

ATIVIDADE

1

⇢ Solicite que os estudantes pesquisem vídeos, imagens, textos, notícias em jornais impressos e digitais, informações sobre  o aquecimento global e suas consequências no meio ambiente. Em seguida, em grupo de até 5 pessoas, os estudantes devem debater as informações pesquisadas.

2

⇢ Após o debate, solicite que os estudantes, em seus grupos, reúnam as informações que julgaram mais relevantes sobre o aquecimento global e, em uma cartolina, elaborem um mapa mental coletivo sobre o assunto. Para a elaboração do mapa, estimule que os estudantes realizem um momento de brainstorm.

Para estimular a criatividade dos estudantes na elaboração do mapa mental, apresente algumas imagens de exemplos de mapas mentais sobre diferentes assuntos. Ainda, para essa atividade, solicite que os estudantes proponham ao menos uma iniciativa que contribua para a solução ou redução desse problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *