8º ANO FII, CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS, GEOGRAFIA, NATUREZA, NATUREZA AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA

IMPORTÂNCIA DA ANTÁRTIDA

ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS
DISCIPLINA:GEOGRAFIA
EIXO TEMÁTICO: NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA  
CICLO: ENSINO FUNDAMENTAL II
ANO: 8º ANO

[EF08GE21]  

Analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico, relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global. Natureza, ambientes e qualidade de vida.

 

ATIVIDADE

Pode não parecer, mas os polos do planeta possuem uma grande biodiversidade. As Ilhas Órcades do Sul, na Antártida, têm mais espécies que as tropicais Ilhas Galápagos, cujas tartarugas, iguanas e albatrozes tanto encantaram Charles Darwin.

  Essa fauna vai muito além dos pinguins, símbolo da Antártida, e dos ursos-polares, ícones do Ártico. Existem ainda aqueles que habitam as duas regiões. Cerca de 2% das espécies, entre elas o camarão krill e a orca, que vivem em ambos os polos.

Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/os-animais-que-habitam-a-antartida-e-o-artico/>. Acesso em: 30 Ago 2018.

1

⇢ Realize uma pesquisa na internet, jornais, revistas, livros ou outras fontes de seu interesse e redija uma redação de ao menos 20 linhas explicando a importância do continente Antártico sob diversos aspectos e os riscos ambientais que o ameaçam.

2

⇢ Numa roda de conversa com toda a sala, discuta os resultados encontrados e elaborem um painel usando papel kraft indicando os aspectos que chamaram mais a atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *