1º ANO EM, ÁREA DO CONHECIMENTO, DISCIPLINA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO MÉDIO, LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

MOVIMENTO E ATIVIDADE FÍSICA

ÁREA DO CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
CICLO-ANO: 1º ANO – ENSINO MÉDIO

[ENEMH9]  

Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.

TEXTO BASE

Leia a questão do Enem 2018 abaixo para realizar a atividade:

TEXTO I

TEXTO II

⇢ Imaginemos um cidadão, residente na periferia de um grande centro urbano, que diariamente acorda às 5h para trabalhar, enfrenta em média 2 horas de transporte público, em geral lotado, para chegar às 8h ao trabalho. Termina o expediente às 17h e chega em casa às 19h para, aí sim, cuidar dos afazeres domésticos, dos filhos etc. Como dizer a essa pessoa que ela deve praticar exercícios, pois é importante para sua saúde? Como ela irá entender a mensagem da importância do exercício físico? A probabilidade de essa pessoa praticar exercícios regularmente é significativamente menor que a de pessoas da classe média/alta que vivem outra realidade. Nesse caso, a abordagem individual do problema tende a fazer com que a pessoa se sinta impotente em não conseguir praticar exercícios e, consequentemente, culpada pelo fato de ser ou estar sedentária.

FERREIRA, M. S. Aptidão física e saúde na educação física escolar: ampliando o enfoque. RBCE, n. 2, jan. 2001 (adaptado).

O segundo texto, que propõe uma reflexão sobre o primeiro acerca do impacto de mudanças no estilo de vida na saúde, apresenta uma visão

  1. medicalizada, que relaciona a prática de exercícios físicos por qualquer indivíduo à promoção da saúde.
  2. ampliada, que considera aspectos sociais intervenientes na prática de exercícios no cotidiano.
  3. crítica, que associa a interferência das tarefas da casa ao sedentarismo do indivíduo.
  4. focalizada, que atribui ao indivíduo a responsabilidade pela prevenção de doenças.
  5. geracional, que preconiza a representação do culto à jovialidade.

ATIVIDADE

A questão acima retirada do ENEM 2018 aborda a questão dos hábitos sociais, principalmente sobre o ser e o meio, explicitando a dificuldade de conciliar exercícios físicos com as tarefas do cotidiano. Como o ser humano também faz parte da natureza, relacione essa problemática com o ambiente do aquário realizando as seguintes atividades:

1

⇢ Numa roda de conversa, relembre o habitat dos animais que você observou no Aquário de São Paulo. Aponte algumas características desses animais, como eram seus movimentos e compare essas informações com os hábitos e movimentos dos seres humanos, de modo a enfatizar as diferenças entre eles.

2

Imagine a seguinte situação: uma inversão de papeis onde os animais evoluíram na seleção natural e desenvolveram inteligência. Dessa forma, os animais iriam visitar o Aquário e observariam os seres humanos. Como seria essa situação? Deixe a criatividade aflorar e escreva uma redação que contemple essas ideias.

Organize os estudantes em roda e medie com eles a conversa sobre os hábitos e movimentos dos animais. Nesse momento, estimule que os estudantes expressem quais foram suas impressões ao observarem os animais no Aquário e explore as características que eles acharam mais marcantes nos animais.

Ainda, para a atividade de redação, estipule o tamanho e possíveis aspectos que tenham relação com as aulas anteriores de sua disciplina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *