1º ANO FI, ÁREA DO CONHECIMENTO, CIÊNCIAS, CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS, DISCIPLINA, FUNDAMENTAL I, MATÉRIA E UNIVERSO

OCEANO É LUGAR DE PEIXE, NÃO DE LIXO…

ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
EIXO TEMÁTICO: MATÉRIA E UNIVERSO
CICLO-ANO: 1º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL I

[EF01CI01]  

Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente – Matéria e energia.

ATIVIDADE

1

⇢ Para essa atividade, separe previamente alguns materiais para levar para sala de aula, a fim de mostrar aos estudantes os diferentes tipos de objetos que são encontrados no nosso dia a dia. Nesse momento, estimule que os estudantes interajam com cada um dos objetos e explorem suas características como textura, dureza, cor, tipo de material de que é feito entre outras características.

Na hora da interação com os objetos pergunte aos estudantes:

– o quê eles lembram ao tocarem o material;

-Se já haviam tocado em materiais parecidos anteriormente;

-Qual dos materiais ele mais convive em sua rotina.

2

⇢ Ainda partir das imagens presentes na folha de atividades dos estudantes, estimule a discussão sobre os impactos do plástico na natureza. Para isso, explore a imagem sobre o tempo que cada material leva para se degradar na natureza e comente sobre a importância de nos conscientizarmos e colaborarmos com esse processo.

Como material de apoio para o professor, sugere-se alguns vídeos sobre a reciclagem do plástico.

Reciclagem do plástico | Reciclagem da garrafa PET | Como reciclar plástico em casa

Apresente o significado da palavra reciclagem e questione os estudantes com perguntas do tipo:

– Vocês conhecem algum objeto que foi reciclado?

– Os objetos que vimos anteriormente podem ser reciclados?

3

⇢ Proponha aos estudantes a montagem de esquema que representa o ciclo da reciclagem. Para isso, apresente aos estudantes a imagem abaixo e solicite que eles pesquisem em jornais ou revistas, imagens similares a essas e que recortem e colem cada uma delas em uma folha, de modo a reproduzir o ciclo.

Estimule-os a explicar cada um dos passos do ciclo durante a montagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *