1º ANO FI, ÁREA DO CONHECIMENTO, CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS, DISCIPLINA, ESCRITA (COMPARTILHADA E AUTÔNOMA), FUNDAMENTAL I, GEOGRAFIA, LÍNGUA PORTUGUESA, LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS, MUNDO DO TRABALHO, O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO

UMA CASA IGUAL A DO JOÃO DE BARRO

ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS | LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: GEOGRAFIA E LÍNGUA PORTUGUESA
EIXO TEMÁTICO: MUNDO DO TRABALHO, O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO E ESCRITA (COMPARTILHADA E AUTÔNOMA)
CICLO-ANO: 1º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL I

[EF01GE06]  

Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção – Mundo do trabalho.

[EF01GE01]  

Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) E identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares – O sujeito e seu lugar no mundo.

[EF01LP17]  

Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto – Escrita (compartilhada e autônoma).

ATIVIDADE

1

⇢ Durante a visita ao Aquário de São Paulo, observamos o jacaré albino e as baratas de madagascar. Você reparou que no ambiente desses animais havia uma casa de pau a pique? Faça uma lista das características dessa casa e dos materiais que você observou nela. Se preferir, faça um desenho para complementar a lista.

2

⇢ A casa de pau a pique é feita do mesmo material que a sua casa? Liste as semelhanças e/ou as diferenças entre elas?

3

⇢ Discuta com os colegas  as diferenças e semelhanças entre a sua casa e a deles, e juntos, construam uma maquete que represente uma casa de pau a pique.

Auxilie os estudantes a lembrarem da casa de pau a pique vista durante a visita ao Aquário, a partir de perguntas estimulantes, do tipo:

-Era uma casa pequena ou grande?

-Era colorida?

-Qual era o material das paredes?

-Tinha janelas? E porta?

Para a construção das maquetes, assista ao vídeo do passo a passo e separe previamente todos os materiais ou solicite que os estudantes tragam de casa. Sugere-se que a estrutura da casa seja previamente desenhada no papelão como indica o vídeo. Ainda, apresente a imagem da casa construída no vídeo para ilustrar dar um exemplo aos estudantes.

ASSISTIR O VÍDEO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *