fbpx

NÃO É SOMENTE UMA TELA….

Francisco Almeida Francisco Almeida dezembro 6, 2019 0 Comments
Quando criança,

lembro-me, nos anos finais do fundamental I, que na sala em que estudava, foi feito, por nossa turma, uma cortina de panos de pratos. Cada estudante realizou um desenho em seu pano de prato e depois unimos as artes criando a cortina. Aquela lembrança nunca saiu da memória, perdurou. Em muitas aulas na época eu me desconectava do contexto proporcionando imaginação, pensamento abstrato dentre outras coisas.

Ao “passar para detrás do balcão” conforme o ditado, como educador, me deparei com salas tanto de prefeitura quanto de estado e até particulares em tons pastéis, aquele bege de tinta óleo que lembra mingau persegue os muros escolares e proporciona nada além do vazio. Havia salas com poucas janelas e as cadeiras dos estudantes ficavam mais para a porta, junto ao desejo de evasão. Havia salas próximas a quadra e as cadeiras dos estudantes ficavam para trás, para ver a brincadeira de outras salas na quadra.

Em uma determinada escola havia uma sala que ficava como se fosse um sobrado. Era o 8º D. Nela se encontrava os lideres do Bullying, as meninas mais influenciadoras e dois ou três estudantes geniais. A sala não tinha nada de diferente, era o padrão público, até a janela que abre só metade do vidro estava presente. Mais havia um detalhe específico. A janela era no fundo da sala. E proporcionava a visão de toda a escola de cima. Proporcionava a visão das árvores e um pedacinho da cidade. Pois a escola ficava em um morro bem alto. Subi-lo às 6:30h da manhã para dar aula de advérbio era quase um suplício. Nessa sala habitava uma tez diferente. Os estudantes olhavam o horizonte… se levantavam e iam até a grande para olhar a escola, assim como ato automático. Eles e elas eram diferentes dos outros estudantes da escola, quando viam algo, falavam lá de cima. Quando o diretor saia da sua sala, a sala já sabia. Havia toda uma dinâmica diferente, e para fechar a sala ainda era a mais perto do portão de saída, e quando havia algo na escola a sala em peso já estava na porta.

Sai do universo escolar e me tornei redator. Nas agências há adesivos, conceitos de marca, desenhos e todo o processo criativo, mas nada era igual ao 8º D. Nada expressava o dinamismo que a visão de um horizonte proporciona ao ser humano.

Ao entrar pela primeira vez em uma sala do Projeto Conexões recordei de imediato do 8º D. Ali havia diferentes realidades impressas em uma sala. Havia o canto da matemática com telas de geometria, um autor literário e uma tela com um desenho natural.

E o horizonte se abriu outra vez.

O que um estudante precisa ver? O muro bege que o leva a lugar nenhum? Diferentes imagens transportam a pessoa para diferentes sensações que possibilitam um novo olhar para si e para o universo ao seu redor. Essa é a essência do projeto. Gerar possibilidades.

Em comparação com o pano de prato e as telas há uma diferença sutil: o direcionamento das atividades com as HABILIDADES DA BNCC. Desenhos são desenhos. O horizonte no 8º D era bonito para mim como educador e moldado por minhas experiências e percepções. Nem todo educar que subia naquela sala via o que eu via. Nesse ponto, o direcionamento das atividades pautadas na BNCC e em uma pedagogia que ilustre e proporcione ao estudante um contato multifacetado com os estímulos visuais, cenestésicos e auditivos dimensiona o Projeto Conexões em uma atividade Multidisciplinar que extrapola o universo escolar.

Dessa forma, perceba que não é só uma tela…. é o horizonte no 8º D, é o grito de liberdade da parede bege, é a possibilidade da imaginação navegar nas águas do infinito e encontrar diferentes conexões.

VER VAI MUITO MAIS ALÉM QUE UMA SIMPLES SALA, VER É ENXERGAR HORIZONTES
[contact-form-7 404 "Not Found"]
Francisco Almeida
AboutFrancisco Almeida
Pós-graduado em Gramática pela Universidade UNITAU; pós-graduado em Docência do Ensino Superior e formado em Letras (Português/Inglês) pela UNIP; formado em violão popular e violão clássico pelo instituto de Música Talentu´s. Atua como Assessor Pedagógico e Redator Publicitário na Maestro Assessoria Educacional. Possui experiência no ensino de violão e de teoria musical, também possui experiência como professor no ensino fundamental II e cursinho preparatório. Já atuou como Redator publicitário e revisor em agência de marketing e como gestor de conteúdo em escritório de Coach. Atualmente, tem como projeto ampliar seus estudos, com o ingresso no Mestrado na área de Semiótica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *